sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NANJING, CHINA

      Antiga Capital do Império chinês, Nanjing (a capital do Sul), uma imensa cidade, ainda conserva a sua "cidade velha" como um velho tesouro. Isso porque os muros que a isolavam e protegiam de ataques externos ainda permanecem. O Portal Zongzhua, um grande forte no meio urbano, ainda exibe o orgulho de ter resguardado Nanjing. Houve sim um impiedoso ataque japonês, cujos soldados entraram disfarçados pelo outro lado da cidade- sem atravessar o forte - e dizimaram quase 400 mil civis.
Monumento aos Revolucionários
Local que homenageia os revolucionários
Lindos campos floridos chineses
       Como ninguém está livre de gafes, o meu marido passeou pela cidade com a camiseta do Japão, sem estar atento para o fato de que os japoneses haviam dizimado tanta gente inocente. Depois é que fomos entender a razão pala qual o nosso guia chinês disse "brincando" que ele era persona non grata naquela cidade! Provavelmente muitos dali tiveram seus avós mortos nesse ataque.
      Para irmos de Beijing a Nanjing, foram 2h de um voo interminável. Bem que me avisaram que os pilotos chineses têm um jeito meio estranho de embicar o avião na hora de descer. Durante todo o voo, eles não se contentam em manter estática a aeronave. Nem queiram saber.
     Depois de 10 dias em Beinjing, eu já estava ansiosa por conhecer um pouco mais de coisas diferentes. Como seria a China não montada para as Olimpíadas? Ao sairmos à noite, encontrei fragmentos do país que fui buscar: uma rua toda iluminada (porém, com muitos sinais capitalistas, como Haagen Dazs e Pizza Hut), mas com muitas coisas típicas de uma cultura indescritível.
     Bem em frente ao Templo de Confúcio, um lago no final do caminho, iluminado ao estilo extravagante chinês e com dragões desenhados em um paredão ao fundo, foi o que fechou o espetáculo. Barquinhos transitavam com suas luzes coloridas. E uma música suave decifrava coisas que meus olhos não podiam ver.

Rua Movimentada na Cidade Velha - Nanjing
Lago com barquinhos coloridos



Nenhum comentário:

Postar um comentário