quinta-feira, 11 de agosto de 2011

BEIJING, CHINA

      Andar por Beijing me fez pensar em uma China monumental. A dicotomia de um comunismo capitalista em uma cultura milenar. Passei o mês de Julho do outro lado do planeta. E valeu muito. Pude visitar a história através de muitas coisas, como a Cidade Proibida, onde viviam os Imperadores da Dinastia Ming e Qing. Lá somente entravam a família Imperial, seus empregados e as concubinas...vejam só! Como curiosidade, a Cidade Proibida tinha 9.999 cômodos. Isso porque 9 era o nr. da Longevidade e deveria ser usado somente pelo Imperador. As fantásticas Hutongs, ruazinhas chinesas com suas casas cinzas e seus riqueixás, ainda enfeitam partes de uma Beijing que quase desapareceu, pelo menos aos olhos dos turistas.

Templo do Céu
Cidade proibida
Mao-Tsé Tung (local da Proclamação da Rep. Popular da China)
Templo Budista

A cidade
Feira antiga de Beijing perto de Wanfujing, a rua dos Shoppings
     A família Imperial fez de Beijing a capital do Norte (é isso o que significa), construindo muitos templos, parques para contemplação da natureza, como o Parque Bei Hai, o Palácio de Verão e Templo do Céu. Os túmulos da Dinastina Ming também foram construídos como algo monumental. Sim, eles respeitam os seus antepassados. E mesmo que parte de uma história mais recente e conturbada, muitos ainda adoram Mao Tsé-Tung.
     Impressionante também são os trechos restaurados da Muralha da China, construída para proteger os chineses do ataque dos mongóis pelo norte. Pude subir em Mutianyu (de teleférico...rsrsrs) e andar na Muralha.    
    Perdi-me na Muralha, que é uma linha reta. Como? Sei lá... passei reto da saída e fui andando, andando... e estava muito longe já de onde deveria estar para ir embora. Foi um sufoco voltar naquele calor.
     Mas o ponto mais incrível da Muralha é Badaling, onde se deve vencer mil metros de escada muito íngreme para chegar ao topo. É um desafio e tanto. Mas a vista das montanhas que se tem de lá de cima e a sensação de superação ficam para a história mais do que os mil anos da Muralha!
A Grande Muralha - Mutianyu
A Grande Muralha - Badaling
     Beijing ainda está construindo a sua história: nas ruas, prédios imensos, construções astronômicas, a cidade organizada, o palco das Olimpíadas 2008 e as bicicletinhas que ainda circulam em um caos organizado. Os chineses quase se arrebentam no trânsito, mas ficam com o rosto tranquilo e impassível como se não houvessem quase sido atropelados há um segundo...Impressionante! É o poder da energia "Qi", ou de anos de Tai Chi Chuan, só pode...
     A China é uma grande experiência. Um povo tão diferente, com hábitos muito diversos, mas que ama KFC e McDonald's. Além disso, eles também devoram escorpião, rã, cobra, enguia e o que passar pela frente. Claro que não comi (pelo menos não fiquei sabendo).
Ninho de Pássaro
      Foram dias que valeram por anos! Milênios da minha história em um tempo só meu. Eu diria até que uma experiência de outro planeta, se não fosse um negócio da China!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário