quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHINA: UMA VIAGEM!

     Se alguém disser que o mundo é pequeno, vou dizer que é uma ova! Pequeno é o mundinho de cada um. Convenci-me disso depois de muitas, muitas horas de voo pela South Africa Airways. O outro lado do mundo não chegava nunca!
     Pude avistar o Oriente aos meus pés, literalmente. Chegando em Hong Kong, tomamos mais um voo para Beijing, para conhecer a capital de um país surpreendente.
     Estávamos levando um grande grupo para "a viagem da vida" de alguns. Alunos de Acupuntura e alguns Professores de nossa escola estavam indo fazer um curso na China, berço da Medicina Tradicional Chinesa. Mas eu? Eu não... fui passear, ver ao vivo o que li nos livros, sentir o gosto e o cheirinho da China... tocar em seus templos, morrer de curiosidade sobre sua civilização a cada nova descoberta que eu fazia.
     Grande, grande país! Grande povo! Exagerado em tudo: na comida, nas vestimentas, em seu passado monumental aos pés de seus antigos Imperadores, nas construções modernas, no Trem Bala, no tanto de gente que circula pelas ruas...
      O Oriente, tão diferente, mas tão igual! O comunismo comemora em 2011 seus 90 anos na China. Mas o capitalismo está presente em cada esquina. Beijing é tão limpinha, tão florida, que juro que procurei uma saída pela tangente, uma escorregadela, qualquer coisa... mas nada, nadinha mesmo! Eles estão reconstruindo um país que mostra força e organização em tudo o que faz.
      A abertura econômica a partir da década de 90, o planejamento para as Olimpíadas, o inglês sendo falado com fluência pela nova geração que se apresenta ao mundo, mostram que a China não está, nem nunca esteve para brincadeira. Além de serem uma das civilizações mais sábias de que se tem notícia, os chineses vão surpreender sempre: pela disciplina, pela ordem, pela simpatia com que nos recebem.
      Onde estava o Brasil no mapa há mais de 1000 anos? Lá na China, toquei em uma árvore vivinha da Silva que tem 1000 anos. Não dá para competir!
      Então lá fui eu, com meu marido e o grupo, para uma longa viagem na China. Viagem para a alma em um país que jamais irei esquecer.

Alunos da Bio Cursos (Manaus) e de Goiânia em Badaling (Grande Muralha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário