quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

BOCA RATON, FLORIDA, USA

       O Estado mais ensolarado dos Estados Unidos, destino de férias para milhares, rejeitado por outros que o consideram latino demais, a Flórida tem muitas surpresas a serem reveladas pelo caminho. Um pouco ao norte de Miami fica Boca Raton, um local pra lá de agradável e, arquitetonicamente, uma miragem.
       Uma miragem, claro, que não fica em nenhum deserto, mas cercada por praias e canais, na chamada Costa do ouro e do tesouro... dos piratas que por lá saqueavam os galeões espanhóis naufragados em suas águas. Um deserto povoado por índios antigamente (os seminoles) e depois por poucos colonizadores, a região prosperou depois que foi rasgada pela East Coast Railroad, de Henri Flager, no final do século 19.
        Boca Raton já foi aclamada como o maior balneário do mundo. Ou, pelo menos, vendia-se como tal. Hoje ainda é uma das cidades mais ricas do Estado, repleta de sedes empresariais e corporações de alta tecnologia. Idealizada por Addison Mizner, a cidade ostenta Shoppings centers luxuosos, parques lindos à beira-mar e casas inspiradas no arquiteto idealizador da cidade. É um lugar para que os ricaços desperdicem o seu dinheiro ou o bem empreguem em um estilo especial de aproveitar a vida. Depende do ponto de vista. E para que nós, turistas, também possamos deixar uns dólares por lá. Sempre!
Mizner Park - Boca Raton

Mizner Park - Boca Raton

Restaurantes em frente ao Mizner Park
        Passear pelo shopping ao ar livre denominado Mizner Park, é como captar a essência de Boca Raton. A prefeitura, em estilo único com características coloniais, mas um tanto diferente, é uma atração que não se faz só. Em um todo, agrupando todos os elementos que constroem Boca Raton, assim como a beleza de suas palmeiras enfileiradas pelas avenidas, as ruas claras e limpas, e os carrões típicos da Flórida e as suas praias, vê-se um universo que se torna inigualável aos olhos. Um conjunto que se encaixa.
Town Hall, a Prefeitura de Boca Raton

Praia em fim de tarde em Boca Raton
        Uma tarde em Boca Raton pode traduzir um estilo luxuoso e agradável de se viver. Ou então pode parecer até desapegado demais. Faz bem aos olhos, faz bem para a alma... E como todas as ilusões e miragens nos Estados Unidos se confundem com o que é real, não se distingue em um primeiro momento se aquilo tudo é só uma armação, uma armadilha para os que amam deixar-se levar.
        Boca Raton é real! Tem gente que vive mesmo daquele jeito bom de se viver... Turistas somos nós, que somente cortamos as ruas de passagem em uma tarde nas pequenas férias pela Flórida, com o desejo de poder se estender um pouco mais, para sempre um pouco além.
       Passageiros ou não, caem de queixo quase sempre! Cada um a sua maneira... o importante é aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário