sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CIDADE DO PANAMÁ, PANAMÁ

          Miami da América Central, a cidade do Panamá é moderníssima e repleta de imensos prédios a contornar o Pacífico. Orgulhoso elo entre o Atlântico e o Pacífico (mais especificamente o Mar do Caribe do lado superior), e com uma curta distância (cerca de 81 Km) entre um lado e outro do país, o Panamá é o grande canal que permitiu o desenvolvimento entre a própria América e entre outros países, como a China, que utiliza muito o Canal hoje em dia.
           Antes do Canal do Panamá, o comércio entre os países que dependiam daquela passagem era praticamente uma odisséia. A rota alternativa contornava o Cabo Horn. O Canal era uma necessidade humana contra a natureza. Rasgar tamanha extensão de terra para ligar os Oceanos levou à morte muitos homens. A França fez a primeira tentativa, mas muitas mortes depois, o país desistiu. Mesmo sendo tarefa desafiadora, os Estados Unidos tomaram conta da situação e financiaram a construção, que terminou em 1914, mas em troca estabeleceram as suas tropas no país e por ali ficaram por muito tempo. É por isso que a influência americana é sentida em muitos locais até hoje.


Eclusa de Miraflores

Canal do Panamá
          Visitamos a Eclusa de Miraflores, que fica do lado do Pacífico. Há muitos turistas para admirar o que aprenderam na escola e eu fiquei ainda mais fascinada porque isso ocorreu comigo. O canal do Panamá era um lugar praticamente inusitado e impactante para mim. Por ser rota da Copa Airlines, companhia aérea panamenha que nos leva ao Caribe, a Cidade do Panamá vale uma visita.
           O país é o paraíso também para compras - televisões são bem em conta - e não dá para sair de mãos abanando. Há alguns Malls explêndidos onde se faz a festa comprando (apesar de saber que Miami é bem melhor para isso). O aeroporto é um espetáculo por si só, tantas são as lojas na área de embarque!
           Mas o maior espetáculo é cruzar as avenidas bem construídas e contornar aqueles prédios imponentes se arremessando diante do Oceano Pacífico.

Imensos prédios em frente ao Pacífico

Arquitetura interessante no Centro

        Foi o meu primeiro contato com o tal Oceano e a cor da água pareceu bem assustadora. Atualmente, já estive duas vezes na Cidade do Panamá e em nenhuma vi o mar diferente do que aquele marrom barrento que me deixou com aquela estranheza... Mas quem visita o outro lado, diz que o Panamá é uma beleza eclodindo diante do Caribe. Boca del Toros - a 14h da cidade do Panamá e muito difícil para qualquer mortal que está apenas de passagem, é um local que parece ter saído de outro planeta. Não tivemos como ir até lá, obviamente, mas ficou a vontade...
          A Cidade do Panamá é organizada e limpa e seus arranha-céus são mesmo de nos deixar boquiabertos. Vim embora com a impressão de que sabemos muito pouco sobre alguns países. O Panamá era o lugar mais improvável que eu poderia conhecer, mas, por isso mesmo, saí de lá completamente impressionada. Julgar por antecipação é um grande erro. Um erro da extensão do Canal do Panamá.
 
          

2 comentários:

  1. Olá Márcia, meu nome é Diego García represento a uma Agência de Publicidade internacional.

    Poderia estar interessada em que faláramos?
    Se quiser contatar este é o meu endereço de mail:
    publishers@admanmedia.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego
      Desculpe-me pela demora em responder. Por alguns motivos pessoais, fiquei algum tempo sem tomar conta do blog. Mas agora estou de volta. Caso queira falar, pode escrever para marcia.rigato@yahoo.com.br

      Excluir