quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SOWETO, AFRICA DO SUL

      Se a África do Sul tem uma história bem complexa, que martelou muito em minha cabeça - grande parte dela ficou a cargo de Soweto, bairro de cerca de 3 milhões de habitantes ao lado de Johannesburg.
Entrada de Soweto
      Local onde 99,99% da população é negra, Soweto foi o berço de Nelson Mandela e das reuniões revoltosas para desbancar o Apartheid. Em uma só rua - Villakazi Street - moraram 2 Prêmios Nobels da Paz: o próprio Mandela e Desmond Tutu. A Igrejinha "Regina Mundi", visitada por Michelle Obama recentemente, foi o local onde os cabeças para o fim da discriminação racial se encontravam.
Regina Mundi, a Igreja das reuniões de Mandela
      Os negros foram mandados para Soweto em casas muito simples para que os brancos dominassem Johannesburg sozinhos. De tanto serem perseguidos e tratados como animais, fizeram fervilhar em um só local os rancores que impulsionariam seus atos. Bombas na cidade, terrorismo a qualquer hora, corações revoltados. O estopim da crise foi quando cerca de 400 crianças morreram em um massacre em uma escola de Soweto, onde morreu Hector Pietersen, carregado pelos braços em uma foto que correu o mundo e fez com que a ONU impusse pesadas sanções sobre o país em 1976.
Casinhas em Soweto e o Brasil no meio
     Soweto fez o mundo acordar para a injustiça do Apartheid. Demorou, mas Mandela saiu da prisão no início da década de 90, após sofrer em uma ilha por anos e anos. Em 1994, tornou-se Presidente. Soweto foi também palco do Estádio de Soccer City na Copa de 2010. O futebol é preferido pelos negros do país. O rugby, pelos brancos. Pois é, a ferida ainda é recente para que concordassem em tudo.
Soccer City - Estádio Copa 2010
    O fato é que Soweto não amedronta como disseram. São só pessoas normais vivendo suas vidas.
   

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog, da uma passadinha no meu também... http://www.territoriocapixaba.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Juliano
    Visitei o seu site e achei muito bom! Quem quiser conhecer o Espírito Santo, que é um lugar maravilhoso, tem que dar uma passada no http://www.territoriocapixaba.com.br.

    ResponderExcluir