quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PILANNESBERG RESERVE, ÁFRICA DO SUL

          África do Sul maravilha! O país do inconcebível apartheid, tão dividido... Em preto e branco, suas imagens do passado são hoje sombra, nuvem espessa ainda encobrindo a história tão recente. Há um clima no ar. Alguns ressentimentos espalhados em uma nação que se refaz ainda podem ser sentidos. Mas se perderão na mão do tempo, nos ventos de paz que revoam por entre os anos e ameaçam dissipar a espessa nuvem. Eu pude ver uma África multicolorida. O passado colore as histórias do imaginário dos turistas, que se encantam com o vermelho, o verde, o alaranjado do país das minas, das savanas, dos animais livres, das pessoas livres, outrora escravizadas no ideário de sua própria nação.
        Depois de nos encantarmos com Sun City, fomos de fato conhecer a África que os turistas mais sonham: a África dos Safáris. Chegamos ao Sheeperds Tree Game Lodge (Sheeperds é uma árvore típica da região), bem no meio da reserva de animais de Pillanesberg, com 60 mil m2, e fomos pegos de surpresa: em um primeiro momento não imaginávamos a exclusividade do Lodge: ele teve como primeiros hóspedes a Seleção de Futebol de Portugal durante a Copa de 2010. O hotel aos poucos revela sua delicadeza. Estar ali, no meio de uma reserva de animais, no verdadeiro silêncio da África, é algo muito peculiar.

Cratera do extinto vulcão em Pilannesberg

Muito frio no fim da tarde
          Fomos recepcionados com coquetel e música, tínhamos um quarto retirado das áreas comuns com uma cama gigantesca e vista para a reserva, e podíamos ser levados até lá de carrinho de golfe. O restaurante era daqueles com chefs premiados e não havia nada a fazer lá a não ser relaxar, comer e esperar a hora do Safári, que fazíamos no por do sol e ao amanhecer. Isso mesmo: antes das 6h da manhã, em um frio de 0 grau, íamos nós em busca de leões.

Sheeperds Tree Game Lodge, Pilannesberg

Safari na África do Sul, Pilannesberg

Família de Elefantes, Pilannesberg
       Em um verdadeiro jogo de caça (saudável), é uma sensação de vitória ou fracasso ficar em busca dos animais. Estivemos cara a cara com leões, elefantes, javalis, girafas, gnus, impalas e muitos outros.  A África rendeu muitas histórias divertidas. Não há como ir embora daquele jogo sem se sentir um pouco Indiana Jones! Mas bom mesmo era aproveitar o chocolate quente e as comidinhas que o nosso Ranger preparava no topo da montanha, com a cratera do vulcão extinto há milhares de anos aos nossos pés. E ele dizia: "Isso é África". Uma África de muitos tons de verde, vermelho, amarelo... Suaves tons inesquecíveis para mim.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário