sábado, 12 de novembro de 2011

NEW YORK, NEW YORKER, NEW YORKING..

        Muita coisa já foi dita e escrita sobre New York. Filmes destrincham suas esquinas, viajantes de todo o mundo desvendam os seus segredos, as pessoas tentam descrevê-la, mas nada como sentir NY. O cheiro de NY, o clima de NY, a alegria contagiante das pessoas que desfilam por aquelas ruas. NY é indescritível, mas podemos tentar. É meio como estar no topo por alguns dias, no centro do mundo, no umbigo do universo.
        NY não é americana, mas sim do mundo. Não tem jeito, em Manhattan você é surpreendido a cada esquina, com uma inesperada surpresa arquitetônica, ou com histórias que já viu em filme, ou com celebridades que dão sopa de vez em quando. E mesmo estando em plena Times Square, onde diversas línguas do mundo todo atravessam a qualquer tempo o seu caminho, é como se soasse tão familiar quanto estar na esquina de casa.
Empire State Building
         E mesmo percorrendo os caminhos de praxe de uma cidade fervilhante, fica sempre a sensação de que há muito, muito ainda o que fazer em NY. O charme de estar em NY é atravessar Manhattan a pé, desde Wall Street até os confins do Harlem. Lógico que isso é impossível de uma só vez, mas pode-se desvendar detalhes a cada dia.

Central Park

Ponte do Brooklyn
          A Ponte do Brooklyn deve ser realmente atravessada a pé. Ver Manhattan a partir do outro lado é uma dádiva. O Skyline de Lower Manhattan, com a paisagem do Píer 17 e o Southstreet Seaport ao fundo, em um clima romântico de início de inverno, dão um charme à cidade que não está em nenhum filme. O ferro fundido do SoHo, com os brownstones das construções tradicionais e até sombrias da cidade, a magnitude do Central Park, a arte latente, o glamour da 5a. avenida, a sensação de estar em frente ao Dakota, onde John Lennon foi baleado, o Empire State, a Macy's, o vazio do World Trade Center... e a força dos norte-americanos em reerguer a sua auto-estima em um novo edifício... tudo isso é parte de NY. E depois de uma visita, NY se torna parte de você.
Battery Park, em frente ao Hudson River
         Porto de entrada para a leva de imigrantes que povoou os Estados Unidos, em uma inspeção rigorosa na Ellys Ilsand, próxima à ilha onde fica a Estátua da Liberdade, NY é parte da construção de um país. Mais do que isso, continua sendo porto do mundo, cidade universal para quem quer bater no peito e dizer que já foi para New York. Pois é... eu posso bater no peito e dizer... E isso fará parte de mim para sempre. Ir a NY é como debutar em viagens de gente grande! Quem é que nunca se sentiu importante ao se ver em NY?
 

2 comentários:

  1. Márcia, por coincidência, meu concunhado e filhos partiram hoje em uma excursão para NY. Eu que nunca fui, pedi para que fizessem uma camiseta no aeroporto com o nome de meu blog estampado e tirassem ao menos uma foto com ela em um lugar marcante de NY. Será que vão atender ao meu pedido? Não sei não, viu? Abraço do blogueiro visitante e parabéns por seu texto!

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (@JefhcardosoReal no twitter)

    Convido para leia e comente “UMA DO TCHAIKOVSKY” em meu blog http://jefhcardoso.blogspot.com e, caso goste, conto com a sua divulgação para ao menos mais um amigo; obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Jeferson

    Primeiramente desejo que eles tenham uma ótima viagem! E que viagem! NY é inteira imperdível! Entrei no seu blog e amei os seus textos. Também amo escrever. Pode estar certo de que divulgarei.
    Abraços,

    ResponderExcluir