quinta-feira, 2 de junho de 2016

GRASSE - PERFUME DE ÓTIMA QUALIDADE

Não é em Cannes, onde o céu de verão enfeita um cenário de ostentação e luxo, e a fragrância se sustenta e se prolonga suspensa por nossas narinas em fins de tarde perfumados, que a história tem início.
Enquanto Cannes vê corpos desfilando segredos que não revela nem mesmo aos descuidados, é na cidade e colinas ao lado que a mágica acontece. A menos de 20Km dali está localizada Grasse, que desponta de forma tímida. Quase um contraste.
É ela que dá forma e sutileza ao glamour na sua forma surreal com a qual identificamos os franceses: a perfumaria. Grasse é a capital mundial de perfumes e hoje produz para grifes como Dior, Rochas e Chanel.

Grasse
Grasse divide com Eze, próxima dali, a fama de fazer os melhores perfumes. Mas ainda assim está à frente de sua vizinha. Pela sua posição geográfica e pelo clima, em sua terra são cultivadas essências, como: rosa de maio, flor de laranjeira, lavanda e jasmim. Mas Grasse também importa outras fragrâncias para poder dar corpo e forma à sua produção, assim como aos concentrados. É uma indústria artesanal muito mais apurada do que as químicas.
                Aliás, a graça francesa está no artesanal. Para eles, o poder de criar de forma delicada, seja um perfume, um quadro, ou pratos em sua culinária, é o que dita o ritmo de suas vidas. É uma afronta fugir desse senso.
Como uma boa cidade medieval, Grasse tem seu charme em suas ruas estreitas e casas em tons sutis. Mas o que atrai os turistas não é bem isso. Há muitas visitas a serem feitas, como o Museu Internacional do Perfume e em fábricas.  No Museu, o visitante faz uma viagem à história da perfumaria que aguça os seus sentidos.

Parfumerie Fragonard
Produção de perfumes
Histórico da Fragonard
Uma das visitas mais tradicionais é à Parfumerie Fragonard, em homenagem ao pintor Jean-Honoré Fragonard, uma das mais conhecidas da França. Foi concebida em 1782, mas ainda com outro nome nesta época. A entrada é gratuita e apesar da visita não adentrar muito no universo da produção, não explorando segredos mirabolantes, a visita vale a curiosidade. No caso da Fragonard, há uma loja ao final do passeio, onde é possível encontrar fragrâncias exclusivas da marca, o que torna tudo muito tentador.

Loja ao final do passeio
O passeio foi rápido e durou pouco, tão pouco quanto a fixação de uma fragrância que se dissipa ao longo do dia. Cannes é tentadora demais para que todas as nossas horas se exaurissem entre as estreitas ruas de Grasse.
Todo bom perfume deixa seu rastro. E algumas fragrâncias nos remetem a memórias. Talvez Grasse continue e se prolongue, como um perfume de ótima qualidade. Enquanto Cannes lança seu tapete vermelho, Grasse se esconde por entre as colinas. Seus moradores sabem que seu perfume atravessa as noites de Cannes e vai até os confins da Terra, enquanto eles fecham os olhos para alcançar um novo dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário