sábado, 25 de outubro de 2014

CANNES E SEU GLAMOUR PERMANENTE

Cenário fabuloso. Assim é Cannes, jóia da Riviera Francesa. Seria interessante, interessantíssima para o cinema e seus festivais, não fosse ainda mais interessante a olhos nus, em pleno verão francês. O que vimos em Cannes foi um desfilar da boa vida, uma confusão a céu aberto com a sétima arte, pois seus frequentadores emprestam a ela uma aura no melhor estilo Hollywood, só que com o requinte francês.

La Croissete
Iates em Cannes
Não bastasse o tom do Mediterrâneo, a ostentação dos iates enfileirados e os guarda-sóis se repetindo ladeados nos tons mais previsíveis, o que vi em Cannes foi uma sobreposição de grifes, carrões e corpos dourados no calçadão à beira-mar, o La Croisette, refinando ainda mais o nosso imaginário sobre um autêntico verão francês. Em terra de cinema, o que é pode não ser. Ou tudo pode ser exatamente como é.

Orla no Mediterrâneo
Cenário perfeito
Típico verão em Cannes
Guarda-sóis em Cannes
Símbolo de status e glamour, só que não óbvia. Tudo gira em torno de surpresas. São cassinos, Ferraris, mulheres bonitas, homens sofisticados, o mar claro da Côte D’azur. Um balneário de milionários e famosos, e alguns turistas curiosos como nós. Tudo tão encantador que o Palais des Festivals, onde acontece anualmente o Festival de Cinema de Cannes desde 1946, foi um mero detalhe.

Palais des Festivals
Mesmo estando lá por outros motivos, não há como negar que o Festival de cinema de Cannes é o mais importante dos festivais. E que os olhos de cinéfilos do mundo todo já se voltaram para lá alguma vez na vida, ou anualmente, talvez. E não há como negar que estar nesse lugar, poder mergulhar em suas águas geladas, ou assistir ao desfile maquiavélico dos carrões que cruzam nosso caminho em um número maior do que o razoável, é um privilégio dos grandes.

Um mergulho no Mediterrâneo
Cannes
Cannes
La Croisette
Carrões
Para completar, o belo conjunto Belle Époque e Art Déco de sua arquitetura encerram com chave de ouro as memórias que de lá você vai levar. Um sol tímido de fim de tarde, incidente e diagonal, também vão dourar seus pensamentos, quando você ousar cerrar seus olhos e pensar em Cannes.

Hotel Carlton
Grifes - Valentino em Cannes

Enquanto você cruza o boulevard, pode escolher um lugar tranquilo para se sentar e apreciar o espetáculo de estar por lá. É cruzar as pernas para o alto, mirando um horizonte finito, e pensar: “Estou em Cannes”! Mas com um porém, e dos grandes. Ao final do dia, sacuda a areia dos pés, recolha suas coisas e dê as costas, saindo de um mundo que não lhe pertence. Aliás, a impressão que se tem, é que tudo ali pode mesmo ser de mentira. Não tem como pertencer a ninguém. Cenário montado, talvez. Marketing hollywoodiano. The end.

The end

Um comentário:

  1. Conheci a Riviera Francesa e especialmente Cannes e foi uma das cidades mais inrteressantes que eu conheci e o seu clima e suas praias são maravilhosas. Durante o meu intercãmbio na Fança pude notar como este país é repleto de diversidade cultural. Durante o meu curso de francês em Paris foi impressionante a diversidade cultural na cidade e adorei muito. Tive sorte por reservar também a hospedagem, alimentação e atividades de lazer na própria escola. Compartilho aqui também a minha dica de viagem http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/paris/main.htm

    ResponderExcluir